Um assunto frequente entre os mais novos é o medo, que não passa, que vem com a noite junto com nossa imaginação. Já me perguntaram como fazer para o medo passar e o porquê dele surgir.

Por um lado, acho bem interessante as crianças se proporem a esse debate, mas pelo outro me preocupa que a maioria passa por isso de forma tão intensa.

Existem os medos dos fenômenos da natureza como trovão, vento forte e tempestades; os aprendidos em personagens de contos e estórias como o “homem do saco”, bruxas, vampiros, monstros e fantasmas; o medo de que algo de ruim possa acontecer com os pais e entes queridos também.

O mais falado é o medo do escuro, onde tudo pode acontecer quando não se está olhando, pois o desconhecido ainda é o maior medo da humanidade, e tem o fator de sobrevivência, pois é a noite que a maioria dos animais caçam.

Nossos medos são justificáveis e é por isso que aprendemos a desenvolver nossas defesas, que somos ensinados a reconhecer o perigo, incentivados a ter coragem e confiar no nosso potencial para resolver essas situações. Contamos também com a fé no sagrado e nossos protetores diários, como os pais, polícia, bombeiros e aparatos de segurança.

O medo se torna conhecido desde cedo por experiencias ruins ou convívio com outros que demonstram esse sentimento tão próximo. Graças a esse alerta de perigo que nos mantivemos a salvo ao longo do tempo, necessário para nossa sobrevivência, mas que também o carregamos forte dentro de nós. Em momentos atuais, sem tantos perigos nos ameaçando, não temos um botão de regulagem para apertar e desativar nosso sistema de defesa. Então como fazer?

O que precisa ser incentivado nas crianças é justamente a coragem, pois os recursos de defesas internos precisam de tempo para sua formação, e é nessa idade em que eles são formados e fortificados. A forma gradativa acaba sendo a preferida para entrar em contato com aquilo que gera o medo, e permite que cada passo a criança descubra sua defesa mais eficiente. Isso se reflete na vida adulta, pois a confiança e a criatividade são recursos sempre requisitados.

Por isso os super-heróis chamam tanto a atenção dos pequenos, os jogos de ação, de combate que a cada fase se adquire novos recursos para conseguir passar pelos desafios, os super poderes e fantasias que possibilitam ser o próprio herói.

Claro que aqui pude expor um começo de conversa sobre esse assunto. Tem muito mais coisas envolvidas, o medo pode ser somente o sintoma de algo mais profundo do que se passa no universo psíquico. Por isso que quando o problema se estende e agrava, levamos o caso para a segurança e amparo do olhar profissional. Conte conosco para mais informações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cadastre-se em nossa newsletter

Está com dúvidas? Ligue ou faça uma visita.

Rua Ataliba Leonel, 319 – Centro
Peruíbe – CEP 11770-104 – SP

Instagram

No 6º ano, as rodas de conversa se tornaram espaço de escuta, expressão e construção coletiva.

Por meio do olhar, do corpo, da escrita e do diálogo, os alunos foram convidados a se reconhecer como parte de um todo — entendendo que cada um carrega suas singularidades, sentimentos e histórias.
Um projeto desenvolvido pela psicóloga Bianca, que reforça a importância do respeito, da convivência e da colaboração para fortalecer vínculos e promover o desenvolvimento emocional.

Aqui, aprender também é sentir, ouvir e crescer juntos. 🤍💙
✨ Aconteceu no CIB!

Nosso Acampadentro foi pura diversão: DJ @mayedeniseramos comandando a energia, o tio Adriano da AGCS Lazer e Eventos garantindo as brincadeiras, muita comida boa e, pra fechar a noite, um filminho pra relaxar.

Foi tudo do jeitinho que eles amam! 🎧✨⛺️🎬
Nossos alunos do 6º ano apresentando ideias criativas e responsáveis no Trabalho de Empreendedorismo – Soluções Sustentáveis. 🌱✨

Inovar também é cuidar do futuro.
✨ No CIB, cada criança cresce cercada de cuidado, alegria e aprendizagem.

As Matrículas 2026 estão abertas — e o melhor lugar para viver essa infância cheia de descobertas e aprendizado é aqui! 💙🧡

Vem conhecer de perto tudo o que preparamos com tanto carinho e excelência há 34 anos. 

Porque somos bons, no que realmente importa 🌟
O terceirão viveu um momento inesquecível no CIB! ✨💙

As famílias prepararam uma surpresa especial: uma caixa repleta de afeto, lembranças, flores e muito amor. Cada detalhe trouxe sorrisos, abraços apertados e lágrimas cheias de significado.

Mais do que uma despedida, esse gesto marca a força dos laços construídos ao longo dessa jornada. Que cada estudante siga em frente carregando consigo todo o carinho vivido aqui e a certeza de que novos caminhos incríveis os esperam!

Vamos sempre estar com vocês.
Segunda – Sexta:
08:15 – 18:30

E-mail:
contato@colegioirenebargieri.com.br

© 2024 – Colégio Irene Bargieri. Direitos reservados.
Desenvolvimento Deep Digital