No dia 21 de setembro, o Brasil celebra o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, uma data de extrema importância que nos recorda a necessidade de construir uma sociedade inclusiva e sustentável em todos os aspectos. Essa escolha de data não é mera coincidência; ela foi selecionada por sua proximidade com a primavera e por ser o Dia da Árvore, símbolo do florescimento e crescimento dos direitos das pessoas com deficiência.

A cor verde que caracteriza esse dia não é escolhida por acaso; ela é um poderoso símbolo que representa o florescimento e a frutificação dos direitos das pessoas com deficiência. Isso reflete o compromisso constante de fortalecer esses direitos, destacando cada ação tomada nesse processo.

O principal objetivo dessa celebração é dar visibilidade ao movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência em nossa sociedade. É uma oportunidade para reconhecer a importância da inclusão e acessibilidade em todas as esferas da vida, desde o acesso a espaços públicos até oportunidades educacionais e de emprego.

No Colégio Irene Bargieri, não limitamos nossos esforços a apenas um movimento em setembro. Além de dedicar este mês à promoção da vida e prevenção ao suicídio com o Setembro Amarelo, estendemos todo o período a uma causa igualmente significativa, o Setembro Verde, um mês dedicado à luta pela inclusão social das Pessoas com Deficiência. Este compromisso contínuo visa promover o amor e a inclusão em nossa comunidade, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e respeitadas.

Neste mês, é fundamental que todos nós nos envolvamos nesses movimentos. Podemos começar educando a nós mesmos e aos outros sobre as questões enfrentadas pelas pessoas com deficiência, bem como as medidas que podem ser tomadas para criar uma sociedade mais inclusiva.

É importante ressaltar que o termo “pessoa com deficiência” foi adotado oficialmente porque não define a pessoa por sua deficiência, mas sim enfatiza que o mais importante é que são indivíduos. Ter ou não uma deficiência é apenas um aspecto a ser cuidado, não uma definição completa de quem são.

Em última análise, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência nos lembra que a inclusão é um direito fundamental, e a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e sustentável é um compromisso que todos devemos abraçar. Juntos, podemos criar um futuro onde a diversidade e a igualdade sejam celebradas em todos os aspectos de nossas vidas.