A cada criança que ingressa na escola, uma relação é formada entre criança, família e professores. Essa relação, mesmo que não seja a primeira experiência escolar da família, se apresenta como nova, considerando que cada criança se expressa e relaciona de um jeito único.
Cada família tem suas próprias regras e costumes, sua própria cultura interna, e estabelece ingressando à escola uma adaptação aos novos hábitos e interações sociais. Uma nova sociedade se apresenta à criança, sem a presença dos pais, onde surge diversas formas de entender o mundo que se apresenta e uma relação de confiança com os adultos, as pessoas com quem se convive e os colegas.
A curiosidade, a vontade de participar e se integrar vão dando lugar a insegurança inicial e a personalidade vai se desenvolvendo com essa gama de experiências assertivas, e as incertas também, formando e fortalecendo a criança, sua intelectualidade, seu corpo, seu emocional e social, ou seja, sua psique.
E assim, o crescimento pode se aprimorar com a MATURAÇÃO, algo que não pode ser quantificado por tamanho, forma ou peso, mas por capacidade de adaptação, atuação e resistência. Aprender, não se baseia somente a ser alfabetizado, ou a quantidade de tarefas realizadas, mas de forma global, onde diversos aspectos são estimulados e desenvolvidos.
Quando se investe demais em uma parte, se deixa esquecido algo essencial a vida humana. A forma de educação estabelecida pela Diretoria de Ensino, garante aos alunos o equilíbrio e adequação do material pedagógico e a idade cronológica e maturação de cada indivíduo. Quantidade nem sempre compreende qualidade quando se fala de educação e sociedade.
Por isso se mostra tão importante na Educação Infantil incluir elementos de variadas naturezas, sob a linguagem adequada e natural as crianças, que é a linguagem lúdica, do brincar, jogar e se envolver nas estórias. Tudo que se espera de uma educação escolar está contida nesta forma de aprendizado, de maneira inclusiva, acolhedora e apreciada pelos pequenos.
Nas próximas postagens, exploraremos temas relacionados, como Conduta normal e patológica, necessidades a cada fase, Conduta Familiar e Desenvolvimento Infantil. Confira!