O mês de setembro não é apenas um período de transição das estações, mas também é marcado por uma campanha global crucial: o Setembro Amarelo. Este é o momento em que o suicídio, frequentemente considerado um tabu, ganha destaque merecido em nossa agenda. Promovemos o dia 10 de setembro, como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, com o lema deste ano sendo

“Se precisar, peça ajuda!”.

A importância de iniciar uma conversa com alguém que está passando por um momento difícil não pode ser subestimada. É o primeiro passo para buscar a ajuda necessária. Lembre-se sempre: a vida é a melhor escolha que podemos fazer!

No Brasil, somos confrontados com uma triste realidade: cerca de 15 mil casos de suicídio ocorrem anualmente, o que equivale a aproximadamente 38 pessoas por dia enfrentando essa tragédia. Muitas dessas situações estão relacionadas a doenças mentais que, por vezes, não são devidamente diagnosticadas ou tratadas. A disponibilidade de tratamentos acessíveis e informações adequadas poderiam salvar inúmeras vidas.

É vital compreender que o suicídio não é apenas uma consequência da tristeza, mas frequentemente resulta de uma sensação avassaladora de falta de alternativas para resolver problemas ou superar dificuldades. O objetivo do Setembro Amarelo é ampliar as opções, fornecer várias formas de buscar ajuda, flexibilizar possibilidades e divulgar informações essenciais.

Portanto, é fundamental encorajar o diálogo e identificar aqueles que estão enfrentando desafios, independentemente da razão por trás de seus dilemas. Devemos lembrar que as expressões faciais nem sempre revelam a real necessidade de alguém que está sofrendo e considerando o suicídio. A cada suicídio, surgem mais de 10 pessoas enlutadas, enfrentando um sofrimento profundo e muitas vezes insondável.

A mensagem central do Setembro Amarelo é clara:
– Opte pela vida.
– Busque ajuda e apoio.
– Não desista.

No site oficial do Setembro Amarelo, você encontrará informações sobre profissionais em todo o país, bem como os números de telefone de associações de psiquiatria e medicina. Além disso, recomendamos entrar em contato com a Confederação de Psicologia e profissionais de saúde mental em sua região.

Este texto foi elaborado com base no valioso trabalho da psicóloga Bianca Scarino A. Dangelo, da nossa escola, que se baseou nas informações fornecidas pelo site do Setembro Amarelo. Junte-se a nós neste mês de conscientização e ação para promover a prevenção ao suicídio e o bem-estar mental. Afinal, juntos, podemos fazer a diferença na vida daqueles que precisam.